sexta-feira, 25 de março de 2011

Paz, amor e empatia !

Kurt Donald Cobain realmente me inspira nas mais variadas coisas. Além de amar Nirvana pelas músicas, gosto do estilo dos caras. Como se sabe Nirvana é conhecida por ser uma banda GRUNGE, e decidi fazer um post sobre isso, esse estilo de música e de roupa.

Acredita-se que o termo "grunge" prove de uma pronunciação relaxada da palavra "grungy" (jargão usado em inglês que quer dizer "sujo"), que surgiu como um jargão dos termos em inglês "dirty" ("sujeira") ou "filth" ("imundície", "porcaria").

Grunge: (às vezes chamado de Seattle Sound ou Som de Seattle) é um subgênero do rock alternativo, que surgiu no final da década de 80 no estado americano de Washington, principalmente em Seattle. É inspirado pelo hardcore punk, pelo heavy metal e pelo indie rock. 
Hole,banda da ex-esposa de Kurt (à esquerda) .
Os temas das bandas nomeadas grunge geralmente estão relacionados com letras cheias de angústia e sarcasmo, entrando em temas como a alienação social, apatia, confinamento e desejo pela liberdade. A estética grunge é despojada em comparação com outras formas de rock, e muitos músicos grunge foram observados por suas aparências desleixadas e pela rejeição da teatralidade.
O início do movimento grunge se tornou comercialmente bem-sucedido na primeira metade da década de 1990, devido principalmente aos lançamentos de Nevermind, do Nirvana e de Ten, do Pearl Jam. O sucesso dessas bandas impulsionou a popularidade do rock alternativo e fez do grunge a forma mais popular de hard rock na época. Embora a maioria das bandas grunge terem se separado ou desaparecem no final da década de 1990, sua influência continua a afetar o rock moderno.

Moda Grunge :

As roupas comumente usadas pelos músicos grunge em Washington consistia de itens de brechós e típicas roupas (principalmente camisas de flanela) da região, bem como uma aparência geralmente desleixada. O estilo não desenvolve uma tentativa consciente de criar uma moda atraente; o jornalista musical Charles R. Cross disse: "Kurt Cobain era muito preguiçoso para lavar o cabelo", e Jonathan Poneman, da Sub Pop, disse: "Isso [roupas] é barato, durável e é uma espécie de intemporal. Também corre na contramão da estética toda chamativa que existia na década de 80.

Durante a segunda metade da década de 1990, o Grunge teve um declínio, mas hoje em dia continua sendo um estilo muito ouvido e comentado,seja nas músicas ou no estilo dos jovens.
Atualmente existem bandas Grunge que continuam fazendo muito sucesso e lançando CDS, posso citar a mais conhecida que é Pearl Jam, e a "eterna" Nirvana, mesmo não existindo mais, pelo fato de Kurt ter cometido suicídio, a banda continua vendendo milhares e milhares de álbuns e inspirando jovens por todo o mundo . 


"Não tenho mais paixão, então lembrem, é melhor queimar do que se apagar aos poucos. Paz, Amor, empatia." - Kurt D. Cobain .

Um comentário:

  1. Muito legal o texto Natt. Roupas grunges são muito fodas *-*
    Gostei mesmo do texto, ficou bem escrito. E o Kurt sempre dá aquele toque final perfeito ;)
    Bjs my favorite.

    ResponderExcluir